Morre “Mr. Wonderful” Paul Orndorff, aos 71 anos

Morreu hoje, 12 de julho, o ex-lutador e treinador “Mr. Wonderful” Paul Orndorff, aos 71 anos.

Jogador de futebol americano universitário nos anos 70, Orndorff jogou pela Universidade de Tampa, antes de jogar pelos Jacksonville Sharks na World Football League (WFL) em 1975. Após ser treinado por Eddie Graham, Hiro Matsuda, Jack Brisco e Bob Backlund, Orndorff começou a lutar em 1976, na Championship Wrestling from Florida (CWF). Ele foi alcançar sucesso em Memphis, na Continental Wrestling Association (CWA) de Jerry Jarrett, conquistando o título sulista dos pesos-pesados de Jerry Lawler em maio de 1977.

Seu título mais importante até então foi conquistado em dezembro de 1978, na Geórgia, quando ele e “Superfly” Jimmy Snuka derrotaram Greg “The Hammer” Valentine e Baron von Raschke pelo título mundial de duplas da NWA. O reinado duraria até abril de 1979, quando Raschke e Paul Jones tomariam o cinturão.

No início dos anos 80, Orndorff tornou-se um dos nomes mais importantes da luta-livre sulista, mantendo grandes rivalidades na Mid-South Wrestling com lutadores como Junkyard Dog, Ted DiBiase e Dusty Rhodes. A fama o levaria para a World Wrestling Federation (WWF) em expansão em 1983, onde iniciaria uma imediata parceria com o vilão “Rowdy” Roddy Piper. Orndorff foi um dos primeiros grandes rivais de Hulk Hogan como campeão da WWF e, no primeiro WrestleMania, Orndorff e Piper enfrentaram Hogan e Mr. T na luta principal.

Após a derrota, Piper trairia Orndorff, que passaria a ser um dos aliados de Hogan. Eventualmente, os novos amigos voltariam a tornar-se rivais, incluindo um combate em uma jaula no Saturday Night’s Main Event. Depois de deixar a WWF em 1988, “Mr. Wonderful” passaria por diversos territórios antes de se unir a World Championship Wrestling (WCW) em 1992.

Agora um veterano, Orndorff teria uma grande rivalidade com Cactus Jack e venceria um torneio pelo título televisivo da companhia. Ele perderia o cinturão em 1993, para Ricky “The Dragon” Steamboat. Logo depois, Orndorff formaria uma dupla com Paul Roma, nomeada Pretty Wonderful, e ganharia, com ele, duas vezes o título mundial de duplas.

Em 1995, Orndorff se aposentou por conta de atrofia muscular que passou a sofrer por conta das lesões que teve durante sua carreira. Ele passou a treinar novos recrutar na Power Plant, centro de treinamento da WCW. “Mr. Wonderful” foi nomeado ao Hall da Fama da WWE em 2005, ao Professional Wrestling Hall of Fame and Museum e ao Hall da Fama da NWA em 2009, e ao George Tragos/Lou Thesz Professional Wrestling Hall of Fame em 2017.

A causa da morte de Orndorff não foi revelada. Nos últimos meses, “Mr. Wonderful” esteve internado em uma clínica, apresentando sinais de demência.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.