Morre Dean Higuchi, ex-campeão mundial de duplas da WWWF
Foi anunciado hoje, 28 de fevereiro, que o ex-lutador havaiano Dean Higuchi, mais conhecido como Dean Ho, morreu em 20 de fevereiro, aos 80 anos.
Higuchi era dono de uma academia em Honolulu, no Havaí, no final dos anos 50. O local era ponto de parada obrigatória para lutadores e fisiculturistas da região, ou no caminho para uma turnê no Japão. Estrelas como Don Muraco e Jimmy “Superfly” Snuka eram frequentadores corriqueiros do Dean’s Gym e, em 1962, após ser treinado pelo lendário The Destroyer, Higuchi passou a lutar profissionalmente.
Inicialmente, ele competiu pela Pacific Northwest Wrestling (PNW) de Don Owen, em Portland, Oregon. Lá, enfrentou lutadores como Billy White Wolf e Ripper Collins. Em 6 de setembro de 1967, Higuchi e Johnny Kostas derrotaram Tony Borne e Moondog Mayne para ganhar o cinturão de duplas do território. O reinado duraria pouco mais de duas semanas, com Borne e Mayne recuperando os cinturões.
Higuchi também atingiria sucesso em Vancouver, na All-Star Wrestling de Gene Kiniski, sendo oito vezes campeão de duplas do território, com parceiros como Sonny Myers e George Wells. Pelas mãos de Vincent J. McMahon, Higuchi passou a lutar pela World Wide Wrestling Federation (WWWF) em 1973. Ele e o neozelandês Tony Garea derrotaram Mr. Fuji e Professor Tanaka em 11 de setembro de 1973, na Filadélfia, para conquistar o cinturão mundial de duplas da WWWF. Eles perderiam o título em maio do ano seguinte para Jimmy e Johnny Valiant.
Após sua passagem na WWWF, Higuchi lutaria novamente em Portland e Vancouver até se aposentar em 1983.