Ron Simmons foi, de fato, o primeiro campeão mundial negro?

Vira e mexe, o fato de que Ron Simmons teria, entre suas diversas conquistas, o título de primeiro campeão mundial negro dos Estados Unidos, vem à tona. Mas, em muitas ocasiões, esse fato é contestado. Mas Simmons foi realmente o primeiro campeão mundial negro?

A resposta, um pouco frustrante, é: depende. Depende muito da definição de campeonato mundial que for levada em consideração. Simmons conquistou o Campeonato Mundial dos Pesos-Pesados da World Championship Wrestling (WCW) em 2 de agosto de 1992, nas gravações do WCW Main Event exibido em 16 de agosto. De fato, esta versão do título principal da WCW – estabelecida apenas um ano e meio antes – não havia sido conquistada anteriormente por nenhum lutador negro.

Antes da criação do título da WCW, o cinturão principal da empresa – Jim Crockett Promotions (JCP), como parte da National Wrestling Alliance (NWA) – era o famoso Campeonato Mundial dos Pesos-Pesados da NWA, estabelecido em 1948. Ali, de fato, até 1992, não havia nenhum lutador negro campeão. O mais próximo foi Bobo Brazil, em 1962. Brazil, de fato, derrotou “Nature Boy” Buddy Rogers pelo cinturão em 18 de agosto. No entanto, como parte da história, Brazil recusou o título por Rogers estar supostamente lesionado durante o combate. A mesma história havia sido feita semanas antes, entre Rogers e Bruno Sammartino. O título ficaria em um limbo e Rogers venceria a revanche e levaria o cinturão. Como o reinado de Bobo Brazil não é oficialmente reconhecido até hoje pela NWA, a empresa não teria um campeão negro até a parceria com a NWA: TNA, com Ron Killings, o R-Truth, conquistando o cinturão em 2002.

Mesmo considerando que o título mundial dos pesos-pesados da WWE pode ser classificado como regional até 1984, não houve nenhum campeão negro até 15 de novembro de 1998, quando The Rock, de ascendência afro-canadense por parte de seu pai, “Soulman” Rocky Johnson, conquistou o cinturão ao derrotar Mankind na final do torneio Deadly Games no Survivor Series. Rocky Johnson e Tony Atlas de fato foram os primeiros campeões negros na WWE, ganhando o título de duplas em novembro de 1983. O primeiro campeão negro individual na história da WWE foi Bobo Brazil, que ganhou o título estadunidense dos pesos-pesados em abril de 1963. Ahmed Johnson, por sua vez, foi o primeiro campeão intercontinental negro, vencendo o título em junho de 1996. Em setembro de 1998, Jacqueline Moore se tornou a primeira campeã negra da empresa, conquistando o título feminino no Raw is War.

Antes disso tudo, existiu Bearcat Wright. Na World Wrestling Alliance (WWA) – uma cisão da NWA em Los Angeles – em 23 de agosto de 1963, um ano após o reinado fantasma de Brazil com o título da NWA, Wright derrotou Freddie Blassie pelo título mundial dos pesos-pesados da empresa. Reza a lenda que, no meio da luta dos Direitos Civis dos Estados Unidos, Bearcat se recusou a perder o cinturão de volta para Blassie (chegando a roubar uma vitória de verdade) ou a WWA decidiu não tirar o título dele no momento esperado. Segundo Blassie, em sua biografia, a empresa escalou Gene LeBelle, judoca profissional, para enfrentar Wright pelo cinturão de surpresa e, quando Bearcat se recusou a lutar, o cinturão foi devolvido à WWA e colocado em disputa entre Blassie e Edouard Carpentier. Fato ou ficção à parte, Bearcat Wright conquistou um cinturão mundial em 1963. Mas o cinturão da WWA era “mundial” o suficiente?

Wright também conquistaria o título mundial de outra cisão da NWA, a comissão atlética atlântica, em Boston, em 1961, ao derrotar Killer Kowalski. Dois anos antes de sua vitória na WWA. Mas era “mundial” o suficiente?

O fato é que estamos falando apenas de campeões dos Estados Unidos pós-segregação racial. Antes dos anos 60, lutadores negros eram obrigados a competir apenas entre si, quase que em uma liga própria. Também havia um cinturão próprio para os negros, mas informações sobre linhagem são escassas. O registro mais antigo de um campeão negro nos Estados Unidos segregados é de Reginald Siki já em 1924, considerado campeão em Minneapolis e Salt Lake City. Também há Alex Keffner como Black Panther em 1933 em Iowa e Nebraska, Rufus R. Jones em 1938 no Kentucky e Jim Mitchell em 1949 no Texas, todos posteriores a Siki.

Portanto, é justo dizer que Ron Simmons foi o primeiro afro-americano campeão mundial dos pesos-pesados da era moderna, em que os títulos mundiais da NWA, WWE e WCW são considerados legítimos. Por detalhe de reconhecimento, Bobo Brazil ser o primeiro nesta categoria, com sua vitória não reconhecida do cinturão da NWA. Pela relevância de suas vitórias, Bearcat Wright também ficaria vitória, apesar de ser possível considerá-lo campeão mundial por suas vitórias na comissão atlética de Boston e WWA. E também é importante não esquecermos das contribuições de lutadores negros na segregação racial dos Estados Unidos.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.