Morre James Harris, o Kamala

Morreu hoje, aos 70 anos, o lutador James Harris, mais conhecido como Kamala, o “gigante ugandense”.

James Harris começou sua carreira no final dos anos 70, treinado por Tim Hampton sob a influência do lendário Bobo Brazil. No começo dos anos 80, Harris passou a atuar com Percy Pringle, o Paul Bearer, como agente, ganhando o título dos pesos-pesados da Southeastern Championship Wrestling (SCW) dos Fuller.
 
Em 82, a vida de Harris mudou. Ao conhecer Jerry “The King” Lawler e Jerry Jarrett em Memphis, ele recebeu a personagem de Kamala, um violento monstro de Uganda. Polêmica e com viés racista, Kamala jogou Harris ao estrelato. Em Memphis, ele ganhou quatro vezes o cinturão dos pesos-pesados.
 
Nos anos seguintes, ele lutou na Mid-South de Bill Watts e na World Class Championship Wrestling (WCCW) dos Von Erich, desafiando Harley Race pelo título mundial da NWA em outubro de 83. No ano seguinte, ele estreou na World Wrestling Federation (WWF), enfrentando Hulk Hogan pelo título da WWF e desafiando André the Giant para uma série de combates.
 
Ele também faria sucesso na All Japan Pro Wrestling (AJPW). No entanto, sua passagem mais famosa seria pela WWF em 1992, com Kim Chee e Harvey Wippleman. Ele enfrentaria The Undertaker no SummerSlam daquele ano e, depois, seria derrotado em uma luta de caixões no Survivor Series.
 
Após ser maltratado por Kim Chee e Wippleman, Kamala tornou-se um herói ao trocá-los por Slick, que passaria a tentar ensiná-lo a comportar-se no “mundo civilizado”. Ele eventualmente iria para a World Championship Wrestling (WCW) como parte do Dungeon of Doom contra Hulk Hogan em 1995.
 
Ele se manteria ativo no circuito independente pelas décadas seguintes, até ter suas pernas amputadas por conta de problemas envolvendo diabetes. O causa do falecimento de Harris não foi revelada.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.